Contos linguagem
O conto “Helga”, de autoria da escritora Lygia Fagundes Telles, narra a história de Paulo Silva Filho, um jovem brasileiro, nascido em Blumenau-SC, filho de mãe alemã, malvista por ter se casado com um Silva. Chamado de Paulo Silva Filho ou Paul Karsten, durante a 2º Guerra na Alemanha foi servir o exército Alemão. Quando o Brasil entrou na guerra para lutar contra a Alemanha, Paul deu graças a Deus por não ter de combater contra seus patriotas.
Após o término da segunda guerra mundial, não pôde retornar ao Brasil, pois seria julgado como traidor e pegar uma pena de mais de 15 anos de prisão.
Para sobreviver financeiramente, Paul passa a vender alguns produtos, dentre eles, leite em pó e remédios para rato. Um dos seus clientes era o Sr. Wolf, proprietário de uma farmácia.
Sr. Wolf, e sua filha Helga são os únicos sobreviventes de uma família, massacrada pela guerra. Sua filha Helga perdeu uma das pernas em um destes bombardeios. Sr. Wolf, antes de perder todo seu patrimônio na guerra, comprou para sua única filha uma perna ortopédica mecânica, muito cara, que ajuda na sua mobilidade.
Após o término da guerra, restou para Sr. Wolf somente uma pequena farmácia na cidade de Dusseldorf, com um pequeno e insignificante estoque. Sua filha Helga trabalha atrás do balcão. Essa bela jovem chamou a atenção do vendedor Paul, pela sua beleza, recato e graciosidade. Paul apaixona-se perdidamente por Helga, passando a frequentar constantemente a farmácia. Estreita assim, os laços familiares e o contato constante com seu sogro, Sr. Wolf, que sugere ao Paul uma sociedade com o comércio ilegal da venda de penicilina, restando somente o capital para dar o início à sociedade entre os dois.
Paul acaba se casando com Helga, mas na noite de núpcias foge levando a perna mecânica para vendê-la e conseguir o capital inicial para abrir um comércio ilegal de penicilina que o tornará, após seis meses, um homem rico. Paulo da