CONTO
Era uma vez numa vila distante, um rapaz muito vaidoso. De todos os meninos da vila, Pierre achava-se o mais rico, o mais inteligente, o mais belo e o mais feliz. Além disso era um rapaz muito mimado pelos pais e tinha tudo o que os seus colegas não tinham. Por isso, achava-se o rapaz mais perfeito do mundo.
Mas havia algo que o irritava…
Artur, filho dos caseiros da quinta onde Pierre vivia, era o rapaz mais sorridente e o mais bem-disposto da vila. Todas as pessoas o cumprimentavam e ele acenava com muita alegria!
O ritual matinal de Artur chateava Pierre. Todos os dias antes de sair para a escola, Artur corria para o sótão e ficava lá 5 minutos certinhos. Depois saía da porta dava 5 saltos e descia cantarolando:
- Trálálá…Pimpipá…Tururututu.
Punha a mochila às costas e seguia caminho.
Um dia no regresso a casa, Artur encontrou Pierre sentado perto do sótão, aproximando-se dele pergunta:
- Olá Pierre, que se passa? Precisas de alguma coisa?
- Quero saber o que há no sótão?
-A…A…A. Isso não é para o teu bico!
Pierre chateado tenta abrir a porta, dá um pontapé, a seguir outro e mais outro. Artur repete: - Isso não é para ti…pessoas como tu não podem entrar no sótão!
Pierre virou costas e saiu. Durante 3 noites pensou no que estaria ali que não era para ele, afinal ele tinha tudo e era o melhor, por isso, aquilo também era para si!
Um dia de manhã Pierre repara que Artur não trancou bem a porta e entra no sótão.
- UAU!!! Como é possível…ui, ui, ui!
Era um espaço gigante, cheio de luz. Lá viviam 5 palavras soltas: Amizade; a Humildade; a Verdade; a Generosidade; e o Amor. Uma de cada vez ia entrando pela boca de Pierre e demorava 1 minuto a percorrer todo o seu corpo até sair. Depois, todas juntas disseram-lhe:
- Nós trabalhos em conjunto, por isso, agora dá 5 saltos para nos misturarmos e vai…Sê feliz!
Pierre correu para a escola sorrindo e dizendo bem alto “BOM DIA!”. Todas as pessoas, principalmente Artur, ficaram surpreendidas com aquela