conto
Características do conto:
Narrativa concentrada e limitada ao essencial;
Apresenta os elementos básicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar;
O enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: apresentação, complicação, clímax e desfecho;
Número reduzido de personagens;
Tempo e espaço bastante delimitados;
Pode apresentar narrador-observador ou narrador-personagem;
Linguagem predominantemente de acordo com o padrão culto, formal ou informal, da língua.
**O conto é um tipo de narrativa que se opõe, pela extensão, quer à novela, quer ao romance.
De fato, é sempre uma narrativa pouco extensa e a sua brevidade tem implicações estruturais: reduzido número de personagens; concentração do espaço e do tempo, ação simples e decorrendo de forma mais ou menos linear.
A MENINA QUE SONHAVA EM TER A LUA - CONTO DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS.
Há muitos e muitos anos, não muito longe daqui, vivia uma menina que sonhava em ter a Lua. E, por mais que a mãe lhe dissesse que a Lua ficava longe e era fria, mais a menina chorava e pedia.
Para distrair a filha, a mãe tecia e bordava seus vestidos com luares de prata, pacientemente. O pai enfiava em fios de seda pérolas brancas e lisas, cultivadas em conchas, para o colar da menina. Mas nada trazia a felicidade para a filha, que sonhava, dia e noite, noite e dia, em ter a Lua, mesmo sendo longe e fria.
Muitas vezes, buscando consolar a menina, a mãe dizia: "Filha minha, o caminho da Lua é muito dentro da noite. Em seu escuro, além de estrelas e constelações, grandes dragões cortam as estradas com raios, trovões e labaredas. Nas nuvens da noite dormem morcegos com asas longas, capazes de