CONTO DE INVERNO
De William Shakespeare
Texto escrito na fase final da carreira de William Shakespeare como dramaturgo.
O Conto do Inverno é considerado uma tragicomédia, discorrendo sobre intensas tristezas e alegrias que atravessam a vida das personagens.
Ambientado nos reinos da Sicília e da Boêmia, a peça nos apresenta a linda amizade entre os reis Leontes e Políxenes, amizade esta que será abalada quando Leontes, Rei da Sicília, crê estar sendo traído por sua mulher grávida Hermíone e seu amigo Políxenes, Rei da Boêmia, que o está visitando. Políxenes foge e Hermíone é presa por infidelidade e dá a luz a uma menina. Leontes rejeita a criança e ordena que seja abandonada em algum lugar distante.
Para confirmar seus ciúmes, Leontes resolve consultar o Oráculo de Delfos sobre a questão e obtém a resposta de que Hermíone e Políxenes são inocentes. Ao mesmo tempo, chega à notícia que o jovem príncipe Mamílio, filho de Leontes e Hermíone, morreu de desgosto devido à acusação de infidelidade feita à sua mãe. Hermíone desmaia e é dada como morta. Amargurado e arrependido, Leontes fecha-se em luto. Nesse ínterim, a menina abandonada – que recebeu o nome de Perdita - é encontrada por um velho pastor que passa a criá-la como se fosse sua filha.
Perdita encontra Florizel, filho de Políxenes, e eles se apaixonam. Políxenes proíbe seu filho de continuar vendo Perdita e o casal foge para a Sicília, junto com o velho pastor. Políxenes vai atrás deles e lá se encontram com Leontes e a verdade sobre a origem de Perdita é revelada, para júbilo de todos.
Paulina, amiga de Hermíone, diz possuir uma estátua da finada rainha tão finamente cinzelada que parecia viva. Enquanto observam a estátua de Hermíone, ela de fato ganha vida - para surpresa dos presentes - e retorna para o convívio familiar, selando a felicidade geral.
Principais personagens de O Conto de Inverno.
Mamílio, jovem Príncipe da Sicília;
Camilo, nobre da Sicília;
Antigono, nobre da Sicília;