CONTITUI O 1891
Voto distrital
Nesse tipo de votação, o Estado ou a cidade seriam divididos em vários distritos, no qual cada distrito elegeria um deputado por maioria simples, ou seja, 50% dos votos mais um. Assim, o candidato mais votado é eleito.
Vantagens:
Fortalecimento do elo entre representante e representado
Um sistema em que cada parlamentar representa um conjunto fixo de cidadãos encoraja uma conexão forte entre o deputado e quem o elege. Isso aumenta a fiscalização e a cobrança sobre os representantes eleitos, o que os obriga a adequar seu voto parlamentar às demandas do eleitorado. Esse sistema fortalece a responsabilização e a prestação de contas do representante.
Voto contra
O sistema distrital permite que, ao votar num candidato, o eleitor esteja votando não apenas a favor dele, mas também contra outro candidato. Se o parlamentar em exercício tiver atuação incompetente ou antiética, na próxima eleição o eleitor insatisfeito tem um candidato de oposição em quem votar, para tirar o mau parlamentar do poder. Por conta disso, o candidato de oposição em busca de votos é incentivado a expor aos eleitores as más ações do parlamentar com quem compete. Dessa forma, o voto distrital inibe a