Contingencia
Os professores Paul Lawrence e Jay Lorsch, investigaram a relação entre as características estruturais das organizações complexas e as condições do ambiente que estas organizações enfrentam.
Essa pesquisa sobre o defrontamento organização x ambiente marcou o aparecimento da Teoria da Contingência, e o próprio nome Teoria da Contingência derivou desta pesquisa.
A pesquisa envolveu dez empresas em três diferentes meios industriais. Para coletar as informações do funcionamento interno da organização, Lawrence e Lorsch usaram questionários e entrevistas com 30 e 50 gerentes de nível médio e alto de cada organização; estas informações, entretanto, só foram selecionadas entre os altos executivos de cada organização. Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.
Conceito de Diferenciação
As organizações apresentam a característica de diferenciação, que é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Do ambiente geral emergem ambientes específicos, formando os subsistemas ou departamentos da organização.
Conceito de Integração
Processo que contém o esforço convergente e unificado dos diversos departamentos para atingir os objetivos globais da organização.
Conceito de integração requerida de diferenciação requerida
Neste conceito é sustentado que a empresa que mais se aproxima das características requeridas pelo ambiente está mais sujeita ao sucesso do que a empresa que se afasta muita dela. ”À medida que os sistemas crescem de tamanho, diferenciam-se em partes e o funcionamento dessas partes separadas tem de ser integrado para que o sistema inteiro seja viável”.
Nesta pesquisa eles verificaram que quanto mais complexos os problemas das diferentes formas de organização ou ambientais, mais meios de organização eram necessários para solução dos mesmos. Verificou-se também