Contingencia
proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias. Geralmente o que se entende por "proposição necessária" é a proposição necessariamente verdadeira:
2 + 2 = 4
Nenhum solteiro é casado proposições necessariamente falsas ou Contradições, que devem ser falsas, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias:
2 + 2 = 5
Ana é mais alta e é mais baixa que Beto proposições contingentes, que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas:
Há apenas três planetas
Há mais que três planetas proposições possíveis, que são verdadeiras ou poderiam ter sido verdadeiras sob certas circunstâncias:
2 + 2 = 4
Há apenas três planetas
Há mais que três planetas
Todas as proposições necessariamente verdadeiras e todas as proposições contingentes também são proposições possíveis.
Behaviorista fala tanto de contingência, né?
É contingência pra cá, contingência pra lá... Mas o que de fato é isso?
Vejamos algumas definições:
1) No dicionário, uma coisa é contingente quanto é incerta. Sabe, tudo que depende...
2) Na Filosofia, a contingência é algo que pode ser ou não ser. Ou melhor, ela pode ocorrer, mas não necessariamente. Ex: "A indução 'Sempre haverá um outro dia' presume a contingência do sol se levantar amanhã".
3) Em Lógica, uma contingência é uma proposição cuja validade varia conforme de outros termos. Isto é, cuja verdade depende de circunstâncias, pois não é sempre verdadeira e nem sempre falsa: isso depende.
Ex1: "Está chovendo lá fora" pode ser verdadeira ou falsa. Mesmo que eu olhe para fora da janela e esteja sol, pode estar chovendo em outra cidade (o que também é "Lá fora").
Ex2: "Se chover agora vou me molhar".