continete americano
Colômbia - Guerra Civil
Outro exemplo de conflito é aquele que ocorre dentro de um país (guerra civil - guerrilha), onde grupos armados objetivam a tomada do poder, é o que ocorre na Colômbia, onde a Farc (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia), controlam uma área de 42 mil km2 dentro do território colombiano, instalando uma guerra civil no país e um dos conflitos mais duradouros e sangrentos da América Latina.
México - EZLN - Exército Zapatista de Libertação Nacional
No México a luta do EZLN - O exército Zapatista de Libertação Nacional - que tem sua ação no Departamento de Chiapas, uma região pobre ao sul do país, sua luta é contra a política neoliberal do governo mexicano, que exclui e marginaliza a população pobre.
QUEM PERDE E QUEM GANHA COM ESSES CONFLITOS
Os confrontos dispersos pelo mundo fazem milhões de vítimas, sem contar os refugiados, pessoas que fogem da violência, o número de refugiados vem crescendo progressivamente desde as últimas décadas do século XX, que em 1995 já chegava a 27 milhões de pessoas. Mas há também quem sai ganhando com tantos conflitos. As vendas de armas aumentaram 8% no ano (2000), chegando a 37 bilhões de dólares, confirmando a condição dos EUA como o maior fornecedor de armas (US$ 26 bilhões) para o mundo, principalmente para os países em desenvolvimento.
O que é a FARC? A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é a maior guerrilha da Colômbia controla uma grande parte das áreas rurais do país. A FARC surgiu em 1964 como uma facção informal do Partido Comunista. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social. Porém, nas últimas décadas, a FARC tem ajudado e protegido a produção de cocaína na Colômbia. A FARC, que é