O México
O México tem como nome oficial “Estados Unidos Mexicano”. É dividido em 31 estados e 1 Distrito federal ( a Cidade do México) e sua área metropolitana é considerada uma das maiores do mundo com mais de 20 milhões de habitantes
No México apesar de ter como língua oficial o espanhol são falados outras 67 línguas e a maior parte de sua população tem antepassado indígena e mestiça.
O México também tem uma das culinárias mais diversificadas do mundo, as comidas mais conhecidas são o taco, o burrito, o nacho, a tortilla e o chili. Nasceu da mistura do europeu com o amerídiano apesar de ter uma boa de origem pré-colombiana. E enfim conhecida mundialmente a tequila, essa famosa bebida e feita a partir do sumo de uma planta com o nome de “agave tequila” ou também conhecida como mescal.
A bandeira do México então é composta por três cores - O branco que simboliza a esperança, o verde que significa a unidade e o vermelho que representa o sangue dos heróis nacionais- e há também um brasão no centro da bandeira.
O brasão no centro tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital.
Tenochtitlán foi fundada em 1325 e contava 300 mil habitantes em 1519, quando chegaram os primeiros colonizadores espanhóis. Era a maior cidade da época, maior até do que Paris e Veneza.
Além disso uma das curiosidades que chamam a atenção e de que a Cidade do México afunda 20 cm por ano, isso preocupa o governo pois torna a capital sujeita a enchentes.
A economia do México, ficando somente atrás do Brasil é a quarta maior economia da América latina e está em 12° lugar no ranking mundial. Cada vez mais privada sua economia é baseada em sistemas agrícolas antigos e modernos. Só em 2006 o México teve inflação de 3,8% e um desemprego de 3,2%. Hoje o México é o único que faz parte da OCDE (Organização para a cooperação e o desenvolvimento econômico).
As bases da economia mexicana são: serviços à