BOFF, L. Saber Cuidar Fichamento
Capítulo I – A falta de Cuidado: Estigma de nosso tempo. (pág. 17 a 28)
1 Sintomas da Crise Civilizacional
‘’ O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. [...]’’ (p. 18)
A todo o momento, a nossa atual sociedade mostra um completo descaso em inúmeras áreas que deveriam ter importância. A palavra chave para entender a essa primeira abordagem seria descaso, onde no texto, se tem vários exemplos da total falta de humanidade com o próximo das atuais civilizações. Como vivemos em um mundo atualmente tecnológico, temos a impressão de que evoluímos muito nessas questões de praticidade, porém foram esquecido todos os valores de humanização que realmente importam. Sendo assim, regredimos ética e moralmente em inúmeros conceitos.
2 Remédios Insuficientes
‘’Assim, por exemplo, muitos estimam que o mal-estar generalizado resulta do abandono da religião. Esquecendo-se de Deus, afirmam, tudo é possível. Com efeito o ser humano da modernidade entrou num aceleradíssimo processo de secularização. [...]’’ (p. 21)
Muitos diante de tamanho descaso com o próximo se revoltam, mas não se sentem capazes de mudar as coisas, pois se sentem sozinhos. Muitos perderam a fé na religiosidade, pois esta já não mais corresponde a todas as suas expectativas de mudança no que diz respeito à preocupação com o próximo.··.
3 Insuficiência do Realismo Materialista
‘’ Chama-se de realismo a esta filosofia porque imagina que as realidades existem como objetos independentes do sujeito que as observa. Não há objeto sem sujeito e sujeito sem objeto [...]’’ (p.23).
Materialistas são aqueles que acreditam que tudo há uma explicação mais lógica, uma explicação comprovável. Porém, segundo os físicos, há uma ligação entre o que se denomina realidade com quem a observa.
4 Indicações Para o Caminho Certo
‘’Importa buscar respostas,