contextualização Maquiavel
DIREITO – 2º PERÍODO
O PRÍNCIPE: UMA CONTEXTUALIZAÇAO POLÍTICA
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
ANDRÉ DE CASTRO RAMOS – RA 6269200223
BELO HORIZONTE 2013. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a pretensão de dissertar sobre a atual situação política brasileira conforme as concepções do livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel, especialmente como atividade avaliativa da disciplina Teoria Geral do Estado e Ciência Política, referente ao 2º bimestre do 2º período do curso de Direito da Faculdade Anhanguera - campus BH.
"O Príncipe" foi escrito em 1513, tornando-se o mais relevante tratado político produzido por Maquiavel. Insere-se na tradição do gênero literário medieval conhecido como "espelho para príncipes", verdadeiros "manuais" para poderosos, e consolida táticas e estratégias para administrar e manter um Estado.
Conhecer a doutrina desta obra fundadora da Ciência Política moderna é fundamental para aguçar a curiosidade sobre as concepções políticas do mundo atual, facilitando assim, sua contextualização com a atual situação política brasileira.
O "pequeno volume" - como o próprio Maquiavel se referia a este texto - é pioneiro ao propor uma separação entre Igreja Católica e Estado. Esta ousadia, num tempo em que a Igreja Católica dominava a sociedade, valeu-lhe a demonização de sua pessoa e de seus escritos pela Inquisição.
O PRÍNCIPE: UMA CONTEXTUALIZAÇAO POLÍTICA
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
A situação de mando e poder é muito importante e complexa, pois está presente em toda parte e afeta a vida das pessoas do modo geral. Os atos políticos e as ações do Estado interferem diretamente na vida de todos.
No Brasil, o Estado se sobrepôs à sociedade, como se fosse algo fora dela. Porém, tudo depende dele, os problemas da sociedade e as soluções.Embora alguns culpem o Estado pelas dificuldades