oiudada
1002 palavras
5 páginas
APONTAMENTOS ACERCA DE TEORIA DE MAQUIAVELMaquiavel: a desconstrução de um mito e a invenção da Ciência Política e da Teoria do Estado – Flávio Quinaud Pedron
Contextualização histórica procura evidenciar as características do espaço político Florentino em que Maquiavel nasceu e cresceu com a finalidade de apresentar o âmbito em que suas ideias surgiram e se desenvolveram.
Florentino que enxergou diferentes momentos do governo de Florença, percebeu desde muito cedo quão áspera e dura pode ser a ação que os homens empreendem pelo poder.
Com tal percepção cuidou de desenvolver em sua fase de maior maturidade1, sua obra-prima “O Príncipe” apresenta-se como um manual ao Príncipe de como governar um Estado, apresenta para tanto diversos exemplos de governantes e as ações políticas, por eles empreendidas; isso tudo, com intuito de apresentar a faceta realista da Política de Governo.
Em o Príncipe Maquiavel destaca certas ações que devem ser empreendidas pelo governante para que esse atinja a almejada estabilidade no Estado ou que governa ou pretende governar.
No desenvolvimento de tais ideias como afirma o autor, Maquiavel expõe as técnicas sobre o domínio político, porém destaca brilhantemente o autor que não há a preocupação de explicar a origem da legitimidade desse poder, ou mesmo da própria sociedade.
“Os destinatários dos escritos de Maquiavel são principalmente aqueles indivíduos que detém - ou querem deter - o poder: príncipes e membros de governos republicanos – efetivos ou aspirantes. São eles que devem conquistar ou manter o “estado”, ou seja, o domínio sobre um território. Os meios para alcançar esse fim são naturalmente diversos nos casos de principados e ou repúblicas. Para estas últimas. Maquiavel escreve os Comentários para os primeiros O Príncipe. Em ambos os casos, os únicos sujeitos da política são os detentores do poder, não os Estados, no sentido moderno, nem [...] o povo”.
Maquiavel ressalta características da ação política