Contextos e cenários
A Semântica de Contextos e Cenários:
Considerações acerca do tema
A Semântica de Contextos e Cenários (SCC) é um ramo particular da Semântica que difere da vertente formalista, preocupada em estudar o significado propriamente dito ? mesmo não sabendo ao certo o que é, de fato, o significado. Dessa forma, a SCC nega que o significado em si seja o objeto de estudo da semântica, uma vez que defende que as manifestações linguísticas do significado ? isto é, os sentidos ? é que se constituem enquanto objeto de estudo da semântica e, mais especificamente, desse ramo em especial.
Assim sendo, a SCC postula que o significado "é um objeto ainda desconhecido em sua totalidade, mas concebido como tendo natureza neurológica, um objeto do nível da cognição ?pura?" (FERRAREZI JR., 2008, p. 22), sendo ativado pela linguagem no plano neurológico. Os sentidos, por sua vez, correspondem aos conjuntos de traços de significado culturalmente construídos, estabelecendo uma ponte entre os elementos linguísticos propriamente ditos (sons de palavras, morfologia e outros elementos gerais da enunciação) e os elementos e eventos dos mundos ? real e fictício ? representados pela língua ? uma vez que a SCC toma como base a ideia de que uma língua natural é um sistema de representação do mundo e de seus eventos.
Em suma, conforme as palavras de Ferrarezi Jr. (2008, p. 22):
[...] os sentidos são sempre construídos em função do conjunto de informações culturais do falante e de sua comunidade, a semântica, necessariamente, será um estudo que se relaciona com os fatos culturais representados pela língua natural.
Para se que possa compreender de que modo ocorre a constituição do sentido em um processo interacional, a SCC aponta que existem alguns princípios norteadores para tanto, mas que, no momento, não é pertinente tratar de todos eles. O importante, de fato, é comentar acerca da relação do