Gregorio de mattos
DE
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
NOME: Mariana, Michael, Michelle, Natália Sousa, Nathalia Lacerda, Ramon, Rayanne.
PROFESSOR (a): Virgínia Filgueiras. TURMA: 1º MC.
GREGÓRIO DE MATOS- POETA LÍRICO E SATÍRICO
“Não é apenas por ser o primeiro grande poeta da literatura luso-brasileira que Gregório de Matos deve ser incluído nestas obras seletas. Sua poesia é de uma contemporaneidade espantosa e tem influenciado poetas críticos brasileiros, sobretudo da modernidade. O rigor de sua ironia traz marcas profundas no modo como lê as relações sociais da época seiscentistas, as quais parecem se enquadrar perfeitamente na contemporaneidade. Sua poesia, construída em alto estilo barroco, faz permanente ironia às formas retóricas usadas na época, ao mesmo tempo que delas se vale. A questão política e as questões de justiça consistem num dos motes marcantes no lúcido procedimento argumentativo do poeta.”(FGV-Direito/2008)
Biografia:
Nascido no Brasil (BA), Gregório de Matos Guerra fez os seus primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas, partindo em seguida para Portugal, onde se forma em Direito.
De caráter explosivo, personalidade forte, vocabulário agressivo, produziu sátiras irreverentes, ocasionando perseguições e sua expulsão de Portugal. Retornado ao Brasil, estabelece-se na Bahia, levando vida desordenada e boêmia. Casa-se com Maria dos Povos, vende as terras que recebeu como dote e vive mais da sua atividade artística que de advogado. Suas críticas a toda a sociedade portuguesa e brasileira, principalmente a baiana, fez com que fosse deportado para Angola. Regressou ao Brasil e morreu desacreditado em Pernambuco (1696). Suas obras foram publicadas após sua morte e como o poeta não deixou nenhum texto produzido de próprio punho, há uma grande controvérsia de poemas que foram atribuídos a ele. Desenvolveu temas: líricos, satíricos e sacros.
POESIA LÍRICO-AMOROSA: “Amar versus querer”
São classificados como