A correlação entre Teoria do Caos, o Efeito Borboleta e a Análise de Cenários no contexto das organizações na contribuição e elaboração do Planejamento Estratégico.
Planejamento e Gestão Estratégica
________________________________________
A correlação entre Teoria do Caos, o Efeito Borboleta e a Análise de Cenários no contexto das organizações na contribuição e elaboração do Planejamento Estratégico.
Diversos autores que descrevem essa teoria (Stacey: 2001; Axelroad & Cohen: 1999; Beinhocker: 2000; Meireles & Paixão: 2003; Santos & Pasquale (Org): 2004; Anselmo: 2004; Maximiano: 2005; Carlomagno & Bruhn: 2005) consideram que a Teoria do Caos é um assunto que se encontra no limiar das Fronteiras da Administração. Tendo como base duas premissas: a de que tudo evolui para o caos e na segunda premissa que a entropia contribui para que o Caos se instale nas organizações.
Novos postulados tem sido criados na teoria da administração e podem contribuir para o desenvolvimento dos saberes e fazeres desse campo do conhecimento. Segundo (Santos & Pasquale 2004: xi), tais saberes vem consolidando as experiências obtidas com novas práticas e técnicas gerenciais pelos gestores nas organizações, consequentemente abrangendo novas realidades sugeridas nessa área profissional.
RUELLE(1991) coloca a Teoria do Caos como uma disciplina científica em desenvolvimento, focada no estudo dos sistemas não-lineares complexos, porém suas fronteiras não estão bem definidas. È cediço que o entendimento do caos está intrinsecamente relacionado com o entendimento de três termos básicos: sistemas, não-linearidade e complexidade
Notadamente GLEICK (1999:20) batizou tecnicamente de “dependência sensível das condições iniciais” o famoso “efeito borboleta” – Tal conceito foi desenvolvido pelo matemático americano Edward Lorenz em 1963. Nela as borboletas causariam tufões. Apesar de ser uma alegoria retórica, onde na verdade se pretendia apenas ilustrar, um esquema gráfico chamado de “a trator estranho”, associado a uma equação com pequenos eventos, os quais originariam grandes consequências.
Enfim, esta