cONTEXTO NEOLIBERAL NOS ANOS 1990 E 2000
RESUMO
O neoliberalismo é uma série de medidas que tem como objetivo adequar a economia de um país à nova ordem mundial, por causa de algumas medidas neoliberais alguns países latino-americanos, entre os quais o Brasil, tem conseguido estabilizar sua economia e derrubar os impostos e os tributos excessivos. O neoliberalismo prega, principalmente, a privatização de empresas estatais, a reforma administrativa do estado, a redução das despesas do estado em todos os setores, a diminuição do número de funcionários públicos, e abertura da economia ao capital estrangeiro. Apesar das medidas adotadas, não só no Brasil, mas por quase todos os países da América Latina terem conseguido derrubar a infração e trazer de volta a estabilidade econômica, elas tem representada um alto custo social. Custo esse, pago pelas classes menos favorecidas.
INTRODUÇÃO
Em meados da década de 1970 e 1980, o poder econômico e social vigente, marcado pela forte intervenção do Estado parecia ter esgotado. A economia do mundo começava a sinalizar que algo não estava certo. Por volta de 1972, ano da crise do petróleo, o mundo descobriu que o petróleo estava acabando, o que desencadeou muitas crises. Nesse contexto, a mão de obra estava mais cara e como consequência havia uma diminuição da margem de lucros das empresas, gerando o desemprego. Havia também o capital especulativo, a crise do estado do bem estar social1 e do seu mecanismo e funcionamento, a crise fiscal no estado capitalista e a necessária diminuição do lucro de gastos públicos. Portanto, tinha todo um contexto de problemas, e diante deles ressurgiram com forças as ideias liberais, que até a década de 1970 estavam adormecidas.
As ideias liberais sugiram como possível solução para reativar a economia, por isso, o renascimento desse ideal convencionou de ser chamado de neoliberalismo. E na frente desse novo cenário, tivemos dois grandes líderes mundiais: a ministra britânica Margaret Thatcher