Contexto histórico e geopolítico da itália
Itália no século XV
A Itália no século XIV e XV,era um pais mais progressista da Europa.Nesse época surgiram novas formas de indústria ,fortaleceu-se a burguesia ,com industria ,banqueiros,mercadores e começou a se desenvolver a ciência ,a literatura ,a pintura e outras artes
Nesse mesmo período de recondicionamento da soberania monárquica, movimentos nacionalistas afloraram em diferentes partes da Itália. Ao mesmo tempo, as motivações e projetos desses grupos nacionalistas eram bastante variados. Envolvendo grupos de trabalhadores urbanos e rurais e alcançando até mesmo a burguesia nacional, o Risorgimento manifestava-se em ideais que passavam por tendências republicanas e, até mesmo, monárquicas
A Itália não era unificada era dividida em províncias :Napoli,Florença,Veneza e Roma .
No século XIV, a Península Itálica foi campo de batalha para os franceses, os aragoneses e os suíços. No final do século XV, a Itália foi invadida pela França e, mais tarde, pelo imperador Carlos V, que subjugou a maior parte do território em 1550. A França, pelo Tratado de Cateau-Cambrésis, renunciou às suas pretensões à parte transalpina (1559), e os aragoneses, herdeiros de Carlos V na Itália, dominaram o sul da península durante dois séculos.
Apesar disso, o século XIV foi uma época de grande desenvolvimento em função da atividade comercial das quatro repúblicas marítimas, Veneza, Génova,Pisa e Amalfi, e da atividade financeira dos banqueiros de Florença. O desenvolvimento econômico e a riqueza da Itália permitiram um grande desenvolvimento cultural e artístico, conhecido como Renascimento, que se irradiou pela Europa.
No século XV, surgiu no norte uma nova potência, o ducado de Saboia; nas cidades, onde famílias principescas sobrepujaram o regime republicano, assistiu-se ao apogeu do Renascimento (Florença).
Itália no século XVI
No final do século XV começou a decair a indústria italiana .Na Inglaterra e na França e em outros