festas tipicas : Mexico
Unificação da Itália.............................................pagina 2
Unificação da Alemanha....................................pagina 4
Conclusão..........................................................pagina 6
Bibliografia.........................................................pagina 7
Unificação da Itália
Península Itálica antes da Unificação
A Península Itálica estava dividida em vários reinos, que eram estados independentes, isso na segunda metade do século XIX. Alguns reinos eram governados de forma autoritária por famílias reais da Áustria e da França. Também tinha grande poder político à igreja católica em algumas regiões. Não tinha unificação de moeda, língua, sistema político e leis. Portanto não havia com um nome de Itália com poder centralizado.
Causas da Unificação A região norte da Península Itálica, principalmente o reino de Piemonte-Sardenha, era muito mais desenvolvida do que o centro e o sul. Interessava à nobreza e, principalmente, à burguesia industrial que ocorresse a unificação, pois assim aumentaria o mercado consumidor, além de facilitar o comércio com a unificação de padrões, impostos, moeda, etc.
Processo e Guerras da Unificação
O processo de unificação italiana não foi pacífico. O Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas. Em 1859, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro. Vencedores, os piemonteses conquistaram o reino da Lombardia. Foi o primeiro passo em direção à unificação. No ano seguinte, com apoio de movimentos populares, ocorreu a anexação ao Piemente dos reinos papais de Parma, Modena, Romagna e Toscana. Ainda em 1860, tropas piemontesas e os "camisas vermelhas", liderados por Garibaldi, incorporam o