Trabalho de Espanõl - Mexico
Tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital. Segundo a lenda, os astecas, então um povo nômade, fundaram a cidade em um local onde foi vista uma águia pousada sobre um cacto e com uma cobra no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, a cidade deu origem a atual Cidade do México.
Conta-se que, durante a revolução mexicana, entre 1910 e 1921, no bairro da Bella Vista em Ciudad Juarez, Chihuahua, México, um senhor chamado Juan Mendes vendia comida típica mexicana próximo ao Rio Bravo, na fronteira do México com os Estados Unidos. Em El Paso, no bairro de Sunset Heigths, no lado dos EUA, moravam muitos mexicanos que haviam fugido da revolução. Atraídos pelo bom cheiro da comida de sua terra natal, que chegava a atravessar o rio, começaram a fazer encomendas a Juan. Para comida não esfriar, Juan teve a idéia de fazer grandes tortillas de trigo e colocar recheios como feijão, carne, alface, tomate e molhos, enrolando-as como pacotes para mantê-las quentes. Os pedidos aumentaram e Juan decidiu comprar um burro para cruzar o rio. As tortillas eram transportadas pelo animal. Foi tão grande o sucesso de seu saboroso preparado, que começaram a chegar mexicanos e estrangeiros do Texas procurando pela famosa comida do “burrito”.
No México, o dia dos mortos, não é de luto. Os entes queridos são lembrados, em casa e nos cemitérios, com muita festa e música. A Noite dos Mortos é uma das mais tradicionais e alegres festas do México. Envolve todo o país, e não há mexicano que não dedique uma oferenda ou um trago de tequila a uma alma querida nesse dia. A culinária mexicana é uma das mais diversificadas do mundo. Nasceu na mistura do europeu com o ameríndio, apesar de boa parte de seus pratos serem de origem pré-colombiana. As “delicias”