Muertos
No México todos os anos se comemora um dia para os mortos ( El dia de los muertos). É uma festa muito típica passada de geração a geração,mas teve um ano que foi diferente para uma cidadezinha já riscada do mapa chamada “Estén en paz”- Esteja em paz.
Bem foi assim:
Mais uma comemoração para os mortos na cidade Esten en paz, uma cidade muito típica do México,todos estavam contentes e muito esperançosos por causa de uma das festas mais tradicionais do país.Faltando apenas um dia para a festa, todas as ruas estavam enfeitadas,lojas,casas,arvores e lógico o principal lugar da cidade o cemitério.
No principal dia do ano a cidade estava diferente,parecia que o céu tinha caído,pois as ruas estavam cheios de neblina,mas os moradores da cidade nem tinham se importado com aquilo,eles queriam mesmo era festejar o grande dia dos mortos.Na hora da comemoração,toda a cidade se concentra no cemitério cada um na lapide onde tem um ente querido enterrado.
Mas naquele dia quando as pessoas entraram no cemitério perceberam que todos os túmulos estavam abertos,eles ficaram assustados, e tinha até gente falando que foram as pessoas de fora da cidade que tinham feito aquilo.
Quando de repente eles ouviram os portões do cemitério se fecharem.Quando viram eles ficaram assustados,pois tinha um esqueleto com roupa de capitão do exercito na frente de um monte de mortos-vivos,então ele começou a falar:
-Vocês todo ano vem até aqui,em nossa moradia para festejar,acabam nos acordando e atrapalhando nossos descansos eternos,más não sabem como é ruim ficar enterrado dentro de uma caixa de madeira a muitos metros abaixo do solo. Ele fez uma pausa,olhou para os outros mortos com um riso estranho no rosto que por sinal era metade caveira e metade pele morta. E continuou:
-Por isso chegamos a uma decisão, vocês serão enterrados para sentirem se vale a pena festejar por isso.
Nesse momento todos os mortos foram atrás de seus parentes para enterrá-los,algumas