Dia de los muertos
Origem:
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade .
...
Para os mexicanos, os dias 30, 31 de outubro, 1 e 2 de novembro são dias muito especiais. Nestes dias, os mortos retornam aos seus lares e por isso devem ser bem recebidos. A organização das oferendas começa dia 28 – 29 de outubro e segundo a crença, os mortos em acidentes retornam dia 30, os mortos por questões de saúde, dia 31, os mortos quando criança, dia 01 e os mortos adultos, dia 02.
Velación:
Na véspera, dia 1 de novembro, ocorre a Velacion de los Angelitos, que consiste em uma cerimônia dedicada aos pequenos anjos, ou seja, às crianças que morreram. As famílias consomem balas em forma de caixão, crânios de açúcar, esqueletos de chocolate e doces moldados em forma de ossos. No dia seguinte, 2 de novembro, é celebrado o dia da morte dos adultos. As pessoas que morreram no mês anterior não recebem oferendas, pois ainda não tiveram tempo suficiente para solicitar a permissão para voltarem à Terra. As crianças mortas sem terem sido batizadas recebem oferendas de flores brancas e velas; as outras crianças (que foram batizadas antes de morrer) recebem oferendas de brinquedos, enquanto os adultos recebem oferendas de garrafas de tequila.
Calaveras:
Calaveras (caveiras) são provavelmente os emblemas mais reconhecíveis do Dia dos Mortos. Calaveras são caricaturas, mais comumente desenhos de caveiras ou esqueletos. As Calaveras são frequentemente acompanhadas de "epitáfios" zombando de pessoas vivas e falecidas, sob a forma de poemas satíricos.
Altares e Cementerios:
As