Contexto histórico Maquiavel
O PRÍNCIPE Maquiavel
Ana Carolina, 02
Caroline Balluf, 08
Giovanna Jarandilha, 13
Iara Gonçalves, 17
Samara Maciel, 32
BIOGRAFIA
Maquiavel (1469-1527) nasceu em Florença e foi o mais importante historiador, filósofo, dramaturgo, diplomata e cientista político italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, pela arte de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Foi exilado de seu país em 1512 pelos Médicis por conta de sua obra mais famosa: O príncipe (concluído em 1515 mas publicado somente em 1532), em que desenvolve um sistema de política que tem por base a astúcia. As suas doutrinas no século XVII acabam por se juntar à corrente de filosofia social derivada de Locke e de Montesquieu.
Apesar de ser famosa atualmente, a obra prima de Maquiavel teve numerosos contraditores, entre eles Frederico II. Por essa razão passou a se utilizar o termo "maquiavélico" para designar uma pessoa má, ruim. Maquiavel foi, não obstante, grande patriota e um dos maiores escritores da Itália.
Entre outras das suas obras constam: Tratado da arte da guerra, Discurso sobre Tito Lívio, Histórias florentinas e algumas poesias e comédias. Maquiavel casou-se em 1502 com Marietta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas (Bernardo, Ludovico, Piero, Guido, Bartolomea e outra menina morta na primeira infância). Após o exílio exerceu atividades políticas como secretário da chacelaria por apenas dois anos, até sua morte, em 1527.
CONTEXTO HISTÓRICO
Final do século XV e início do século XVI Modernização dos Estados:
Portugal: O absolutismo em Portugal foi consolidado com a dinastia de Avis, sendo D. João I o primeiro rei absolutista. Assim, começaram a expansão marítima em Ceuta, na África, em 1415. A chegada de Vasco da Gama às Índias e a de Pedro Álvares Cabral ao Brasil foram os principais destaques desse período