COMPARAÇÃO MAQUIAVEL E ROUSSEAU
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1° ANO
PERÍODO NOTURNO
JOÃO ANTONIO CARDOSO RICHTER
VINÍCIUS SANTOS TEIXEIRA
TRABALHO DE FILOSOFIA POLÍTICA – COMPARAÇÕES ENTRE NICOLAU MAQUIAVEL E JEAN-JACQUES ROUSSEAU
FRANCA
2014
Introdução:
Este trabalho tem o intuito comparar e discutir as linhas de pensamento de dois grandes pensadores políticos, Nicolau Maquiavel e Jean-Jacques Rousseau, desde os períodos históricos em que viveram, observando influências de suas épocas e quem eles influenciaram, até pontos importantes discutidos em suas obras, tais como: os conceitos da natureza do homem; estudos e interpretações da sociedade; e os caminhos da história do Homem.
Dos temas acima, observa-se que eles destoam em vários aspectos, como a bondade da natureza do Homem, Maquiavel argumentando que o homem é mau e egoísta por natureza e Rousseau defendendo que o Homem é um ser bom no Estado de Natureza; assim como discordam, também, sobre o andamento do desenvolvimento da história, o primeiro a vê como cíclica, e o segundo, como linear.
Aqui também serão trabalhado alguns temas a que ambos fizeram referência, sem se contradizer ou se afirmarem. Um exemplo seria a questão da moral, sobre a qual Maquiavel fala na política, enquanto Rousseau fala dela no contexto de liberdade.
CONTRASTES ENTRE OS PENSADORES POLÍTICOS NICOLAU MAQUIAVEL E JEAN-JACQUE ROUSSEAU
Contexto histórico de cada um dos filósofos
Primeiramente, faz-se aqui necessário observar o contexto histórico de ambos os autores para entender seus pensamentos, seus ideais, suas influências e quem eles, mais tarde, influenciariam. Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469, época do Renascimento, momento histórico que resgata os valores da cultura greco-romana. Nesse período, a Itália encontrava-se fragmentada e ameaçada por potências estrangeiras, como por exemplo, a França e a Espanha. Em tal contexto, Maquiavel