contexto histórico de vida e obras de Emile Durkheim
Sandra regina Araujo de Almeida
Graduando em Ciências Sociais
Rápido contexto histórico dos anos de vida de Emile Durkheim 1858 a 1917.
As influências na vida e obra de Durkheim.
Durkheim baseia-se metodologicamente em “As Regras do Método Sociológico”, primeira obra que explica como se deve efetuar um estudo sociológico.
A VIDA DE ÉMILE DURKHEIM
David Emile Durkheim nasceu em Epinal, Noroeste da França no Departamento de Vogues, entre a Alsácia e a Lorena, no dia 15 de Abril de 1858.
Durkheim vinha de família humilde e judia, seu pai era rabino e devido a isso recebeu educação e formação religiosa voltada para o judaísmo.
Frequentou a escola rabina durante determinado tempo.
Após uma viagem a Paris, em 1877, proclamou-se agnóstico (pessoa que acredita na incapacidade humana de compreender a Deus e comprovação da existência d’Ele ou em qualquer divindade. Um agnóstico pode acreditar em Deus ou não). Apesar de não tornar-se rabino, os hábitos da cultura judia mantiveram-se firmes, Emile era devoto ao trabalho, disciplinado e fiel ao que fazia (ensinamentos primordiais para tornar-se rabino).
Na adolescência, o jovem David Émile presenciou uma série de acontecimentos que marcaram decisivamente todos os franceses em geral e a ele próprio em particular:
A 1º de setembro de 1870, a derrota de Sedan; a 28 de janeiro de 1871,
((Guerra Franco-Prussiana: 1870-1871), em função das pretensões hegemonistas de Napoleão III).
A capitulação diante das tropas alemãs; de 18 de março a 28 de maio, A insurreição da Comuna de Paris; a quatro de setembro, a proclamação da que ficou conhecida como III República. Comuna de Paris
A Comuna de Paris (1871) teve início após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana. A organização dos trabalhadores tomou o poder na França, instalando o governo operário. A Comuna de Paris durou cerca de dois meses.
Tratado de Frankfurt foi um tratado, firmado em 10 de Maio de 1871, entre a França e a Alemanha,