conteudo secundario
SEXUALIDADE - GÊNERO - DIREITOS SEXUAIS - DIREITOS REPRODUTIVOS
Todas as atividades do projeto são definidas tendo como referencial a perspectiva de gênero, os direitos sexuais e direitos reprodutivos, e a saúde sexual e reprodutiva, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde e com os acordos alcançados nas últimas conferências internacionais como: Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) na cidade do Cairo em 1994, sua revisão Cairo +5 na cidade de Nova York em 1999; Conferência Internacional da Mulher na cidade de Beijing em 1995 e sua revisão Beijing +5 na cidade de Nova York em 2000.
Sexualidade: faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida.
Sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas.
A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental.
Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico.
Gênero: refere-se às construções que a sociedade faz e que determinam o papel que se atribui a mulheres e homens, numa cultura específica.
É um conceito dinâmico, que está relacionado com outros aspectos (como: ética, cidadania, participação, justiça, respeito às diferenças e liberdade) e que está centrado nas relações de poder entre homens e mulheres.
Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: o termo "direitos"implica a capacidade de tomar decisões autônomas, de assumir responsabilidades e de satisfazer necessidades, ambas no campo individual e coletivo.
Direitos Sexuais: São direitos a uma vida sexual com prazer e livre de discriminação.
Incluem o direito: