Contençóes - Muro de Arrimo
Muros de arrimo fazem parte de um sistema de fechamento de lotes como cercas ou grades.
A grande questão e que diferentemente das cercas e grades que são fechamentos simples, os muros de arrimo além de isolar o terreno possuem também a tarefa de suportar a terra.
Os mesmos são construídos normalmente, em terrenos que apresentam aclives ou declines. Em alguns casos, quando há espaço suficiente no lote pode-se optar por taludes, mas quando isso não é viável a melhor opção é mesmo o muro.
Muros de arrimo podem ser construídos com concreto, blocos de concreto ou cerâmico, com ou sem estrutura metálica e até com pedras. O importante é que o sistema construtivo e o formato sejam bem calculados para impedir que ocorra um deslizamento de terra.
Neste trabalho, daremos enfoque em muros de arrimo construídos em concreto.
2 DEFINIÇÃO
Em sua definição mais simples, muro é uma estrutura sólida utilizada para separar ou proteger algum recinto.
No geral, muros são apoiados em uma fundação rasa ou profunda e sua estrutura de contenção é uma parede vertical ou quase vertical. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos/pedras), em concreto (simples/ armado), ou ainda, de elementos especiais.
Muros de arrimo possuem uma particularidade, pois além de cercar uma determinada área, possuem a tarefa de suportar a terra. Podem ser de diversos tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.
Abaixo, podemos verificar os principais elementos de um muro de arrimo:
Figura 1 – Elementos do muro de arrimo
Fonte: VIEIRA, T. sd.
3 NECESSIDADE
Quando em um terreno há a necessidade de realizar cortes a fim de se conseguir uma superfície plana para acomodação da construção ou até mesmo de um campo de futebol, entre o perfil original do terreno e a área plana irá aparecer uma espécie de degrau.
Em alguns casos, essa diferença é amenizada pela construção de