Resumo de contenção
Nome:
Pr:
--Resumo
--Contenções - Parâmetros de Projetos:
A execução de contenções em escavações é um serviço bastante comum em obras civis, principalmente quando estas se localizam em áreas limitadas, como nas obras urbanas de um modo geral. O talude e quase sempre mais barata, mas exige maior área escavada devido ao talude, o que algumas vezes a torna uma solução inviável, principalmente em áreas urbanas, como já comentamos.
A necessidade de executarmos as contenções, ou ao menos de limitarmos a escavação por taludes, é evidente: segurança. .As escavações são feitas num material normalmente muito heterogêneo – o solo – cujas propriedades podem variar drasticamente com pequenos fatos. Por exemplo, um solo argiloso pode perder totalmente suas propriedades coesivas quando saturado de água advinda de uma chuva, tornando-se susceptível a um desmoronamento, pondo em risco toda a obra, não só no que se refere aos equipamentos e suas partes já executadas dentro da escavação como, e principalmente, o que se refere às vidas humanas que nela trabalham.
A transitoriedade da contenção é um aspecto fundamental a ser considerado na escolha do seu método executivo. Por exemplo, na abertura de uma vala para o assentamento de uma tubulação qualquer, que será depois reaterrada, devemos utilizar uma contenção provisória e, de preferência, total ou parcialmente reutilizável. Já na escavação de um sub-solo, podemos pensar numa contenção definitiva, que cumprirá dupla função: a de conter o terreno escavado e a de servir como vedação vertical da parte enterrada. É portanto, uma classificação interessante.
A classificação pelo funcionamento estrutural separa as contenções em flexíveis e rígidas. As flexíveis permitem uma certa movimentação, sendo capazes de absorverem deformações do solo circunvizinho com mais facilidade, o que não ocorre com contenções rígidas. Por outro