Raphaela
Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Esse nome foi dado porque nele estão presentes 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 átomo de oxigênio. Por que os Glicídios são moléculas orgânicas formadas também por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
2- Estruturalmente, como os carboidratos podem ser definidos? Explique. Quais são os carboidratos mais simples?
Estruturalmente os carboidratos são formados de aldeído, álcool e cetona, podem ser definidos em monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos e oligossacarídeos. Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo) esses carboidratos são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue.
3- Em relação ao tamanho, como os carboidratos podem ser definidos? Explique.
Com relação aos tamanhos os carboidratos podem ser definidos em monossacarídeos, polissacarídeos e oligossacarídeos.
4- Em relação aos monossacarídeos, que principais características podem ser relacionadas? Explique, em relação a suas características físicas, em relação a posição do grupamento carbonila e em relação a quantidade de carbono.
São açúcares simples, podem apresentar de 3 a 8 átomos de carbono, os mais comuns que estão presentes nos alimentos podem ter de 5 a 6 átomos de carbono. Os principais monossacarídeos são a frutose, glicose, galactose e ribose. Suas estruturas são configuradas por uma cadeia carbônica não ramificada, na qual um dos átomos de carbono é unido por meio de uma dupla ligação a um átomo de oxigênio, constituindo assim um grupo carbonila. O restante dos átomos de carbono possui um grupo hidroxila (daí a denominação de poliidroxi), quando o grupo carbonila está na extremidade da