Trabalhos
O despertar do senso moral vem se desenvolvendo na criança a medida que os ensinamentos de pais, professores e pessoas em geral, seguem os princípios de REFERENCIAS: www.mentecerebro.com.br respeitar os direitos pessoais oriundos dos princípios de igualdade e equidade, atentam para as necessidades singulares das pessoas, notadamente quando sua EQUIPE: falta acarreta dor física ou psíquica, e Lidiane Fernandes Pinheiro respeito ao valor intrínseco que todo ser Liliane Mayla de Moura Abreu Fonseca humano possui pelo simples fato de ser Nairlea Souza Lopes humano. O que é a moral?
No que se refere à forma, a moral é um conjunto de deveres, ou seja, de ações consideradas obrigatórias. Quanto aos conteúdos dessas obrigações, elas podem variar de cultura para cultura. Em decorrência dessa diversidade, os conteúdos essenciais do dever moral são expressos pela justiça, generosidade e dignidade.
Visão psicológica
A criança possui valores desde que nasce, investe na afetividade nos objetos que pode conceber.
Para a psicologia do desenvolvimento, a sensibilidade moral se dá em duas dimensões: Afetiva e intelectual. Aparece por volta dos 4 anos de idade, quando a criança começa a perceber que além das coisas que se fazem, há aquelas que devem ser feitas.
DIMENSÃO INTELECTUAL
Diz que a moral é um objeto de conhecimento que pode ser aprendido. A criança aos 5 anos já começa a compreender esse objeto dentro do seu entorno cultural.
Toda moral é composta de regras e princípios, onde a primeira, dita o que deve ou não ser feito, sem, no entanto, explicar a razão disso, ela nos informa nosso dever e se aplica a um numero pequeno de