Murros de Arrimo
Contenções e Escoramentos
Muros de Arrimos
DEFINIÇÃO
MÉTODO EXECUTIVO
2
2.13
2.13.02
CRITÉRIOS DE CONTROLE
MEDIÇÃO E PAGAMENTO
DOCUMENTOS
01. DEFINIÇÃO
Muros de Gravidade
Tratam-se de estruturas destinadas a limitar a ocupação de terreno por taludes tanto em cortes como em aterros, contendo a pressão do terreno a montante. Opõem-se ao empuxo lateral do terreno por efeito de seu peso próprio, e podem ser construídos em alvenaria de pedras. Como não atuam esforços de tração sobre a estrutura, podem também ser construídos em concreto simples (figura 01).
De acordo com a metodologia de cálculo da estrutura dos muros, podem ser classificados em dois tipos, a saber:
Aterro
Empuxo do terreno Material Drenante
Drenagem
Peso do muro
Figura 01. Perfil de Muro de gravidade
Figura 02. Muro Leve de Concreto Armado
Muros Leves
Oferecem, graças à sua esbeltez e à bem estudada forma do seu perfil, uma possibilidade de economia de materiais, mesmo conservando excelente estabilidade (figura 02). Esta solução acarreta o emprego de concreto armado.
02. MÉTODO EXECUTIVO
Muro de arrimo em alvenaria de pedra argamassada
São construídos gabaritos de madeira a cada 10 m, ao longo do eixo dos mesmos, definindo a seção do maciço conforme as dimensões do projeto.
A manutenção da seção transversal do muro é garantida através da utilização de linhas de nylon ou arame recozido devidamente esticados, passados de um gabarito a outro.
Efetuada a locação do alinhamento do muro, é executada a escavação da área. Em contenções de cortes, é feita uma escavação adicional a montante do muro, executando-se um talude de pequeno ângulo que ofereça segurança à área de trabalho, de maneira que seja propiciado um espaço maior para a execução dos serviços.
1
Infra-estrutura
Contenções e Escoramentos
Muros de Arrimos
DEFINIÇÃO
MÉTODO EXECUTIVO
2
2.13
2.13.02
CRITÉRIOS DE CONTROLE
MEDIÇÃO E PAGAMENTO