muro de arrimo
Quando há espaço suficiente no lote, podemos utilizar os taludes para fazer esta acomodação. Então ao final dos trabalhos de terraplenagem haverá uma área plana, um talude (área mais inclinada do que o terreno era antigamente), e o perfil natural na porção do terreno que não foi mexida.
Quando a área de acomodação é pequena ou não existe, veremos uma espécie de degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana (que estará mais alta ou mais baixa que o primeiro). Para segurar a terra da parte mais alta, faz-se necessário o uso de um muro de contenção desta terra. É este o conhecido muro de arrimo.
Os termos usados na construção civil são diversos e para quem não está acompanhando o dia a dia deste mercado pode ficar confuso diante de tantas terminologias que são usados por engenheiros, arquitetos, construtores e revendedores de materiais de construção. Um desses termos é o muro de arrimo.
Muro de arrimo ou de sustentação é um muro que é construído em um terreno a fim de fazer o aterramento dele para nivelá-lo e assim permitir a construção de uma casa. Esta é provavelmente a primeira etapa de execução da obra, ou seja, preparar o terreno para o início da construção.
Os materiais usados e a forma de fazer este muro irá variar de caso para caso, pois quanto maior o desnível, maior será a quantidade de terra e consequentemente mais forte terá de ser o muro de sustentação. Normalmente ele é feito com concreto armado, mas o melhor a fazer é consultar um engenheiro que irá calcular a quantidade de terra necessária, a pressão e a