Pesquisa sobre muros de arrimo
INTRODUÇÃO
Normalmente os murros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção ou mesmo com um campo de futebol ou uma quadra poliesportiva são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações. Neste momento aparecem as áreas de acomodação, que é o espaço entre o perfil original do lote e a área plana.
Quando há espaço suficiente no lote, podemos utilizar os taludes para fazer esta acomodação. Então ao final dos trabalhos de terraplenagem haverá uma área plana, um talude (área mais inclinada do que o terreno era antigamente), e o perfil natural na porção do terreno que não foi mexida.
Quando a área de acomodação é pequena ou não existe, veremos uma espécie de degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana (que estará mais alta ou mais baixa que o primeiro). Para segurar a terra da parte mais alta, faz-se necessário o uso de um muro de contenção desta terra. É este o conhecido muro de arrimo.
Definição: Estrutura destinada a conter esforços oriundos de um terrapleno.
Figura 1: Exemplo de aplicação do muro de arrimo.
1- Tipos de muros de arrimo:
Muros de gravidade;
Muros de flexão;
Muros de gabião;
Crib walls.
Muros de gravidade:
São estruturas de suporte de terras, em geral de pedra ou de betão simples ou armado;• O peso próprio e combinado com parte de terras suportadas contribuem para a estabilidade.
Figura 2: Muro de gravidade com perfil trapezoidal.
Figura 3: Muro de gravidade com perfil retangular.
Figura 4: Muro de gravidade de concreto ciclópico.
Figura 5: Muro de gravidade de pedra com perfil escalonado.
Figura 6: Muro de gravidade de pedra.
Muros de Flexão:
Agem como os muros convencionais, tendo a mesma proporção entre base e altura. Geralmente são aplicados em aterros ou re aterro, pois