Arrimo
Este trabalho tem como principal objetivo, apresentar de forma clara e objetiva a definição do arrimo, os tipos de muro de arrimo, que são : Muro de gravidade e muros de flexão.
Apresentar também seu método executivo, sua estabilidade, a influência da água e os sistemas de drenagem.
O muro de arrimo é a solução mais comum para segurar um barranco, ele pode ser confeccionado de várias formas e materiais, sendo portanto, dimensionado para tal feito segundo parâmetros que será discutido no decorrer da pesquisa.
ARRIMO
1. ESTRUTURA DE CONTENÇÃO
As obras de contenção mais antigas de que temos notícia são muros de alvenaria de argila, contendo aterros na região sul da Mesopotâmia (atual Iraque), construídos por sumerianos entre 3200 e 2800 a.C.
Obras construídas conforme preceitos de engenharia moderna começaram a surgir apenas no início do século 18, fruto do trabalho de engenheiros franceses. De fato, a engenharia moderna de obras de contenção iniciou-se com a publicação do trabalho de Coulomb, em 1776, sobre estruturas de arrimo.
O desenvolvimento desta ciência naquela época foi motivado pela expansão colonizadora européia, iniciada no século 16, que exigia a construção de diversas estruturas de defesa e fortificações militares, em locais e terrenos os mais variados possíveis, em quase todos os continentes.
As estruturas de arrimo foram as primeiras obras de contenção a serem introduzidas no Brasil no século 17, com os fortes costeiros, e no século 18 tiveram seu uso expandido para obras portuárias e de contenções urbanas, na Bahia e no Rio de Janeiro, com a vinda da Corte portuguesa.
2. DEFINIÇÃO
Estrutura destinada a conter massas de solos cujos os parâmetros se aproximam da posição vertical, suportando assim a pressão do terreno a montante.
Os muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser