cultura de azevem
O avezem anual (Lolium multiflorum Lam.) é a gramínea forrageira com maior expressão no Entre-Douro e Minho, beneficiando das condições naturais aqui existentes. Tem grande aptidão forrageira, excelente qualidade e é muito apetecível para os animais. É uma cultura de fácil implantação e flexibilidade de exploração, com elevado potencial produtivo. Tem preferência por solos profundos, húmidos e férteis, e por climas temperados.
No Entre Douro e Minho, o azevém anual é tradicionalmente explorado como cultura intercalar do milho, estreme ou em misturas anuais (ferrãs). Destina-se à produção de forragem verde, em múltiplos cortes, em que o último é reservado normalmente para fenar e, mais recentemente, para ensilar.
Tipos de Azevém
O azevém anual pode ser de vários tipos, conforme a sua plóidia (2n ou 4n), o grau de alternatividade e a duração do ciclo vegetativo (perenidade). Na Região a prática tradicional é a sementeira do azevém no Outono.
Distinção entre variedades de azevém diplóides e tetraplóides pela cor.
Azevém Westerwold
Westerwold azevém é uma espécie de rápido estabelecimento anual (ou semestral se semeada no Outono), que proporciona alta produtividade na época de sementeira (se semeada com humidade adequada e precocemente). Esta espécie é útil para sementeira imediata após a colheita no início do Outono, ou quando altas produtividades são necessárias dentro de 3-6 meses. Têm geralmente uma produção regular com rendimentos de forragem 10-30% superiores aos de plantas perenes. Ao contrário do azevém italiano, produz cabeça no ano de sementeira.
Westerwold azevém é utilizado principalmente para corte.
Azevém italiano
Azevém italiano fornece forragem de excelente qualidade por até dois anos, dependendo do clima e humidade disponível. Devido à sua rebrota rápida, muito desenvolvimento no início da Primavera e um período prolongado de crescimento no Outono, esta espécie tem geralmente uma maior produtividade