aveia e azevem
Discplina de Bovinocultura de Leite
Professor: Saulo Reges Senna de Almeida
AVEIA E AZEVÉM
LEONARDO GHIZZO
MAURICIO SCARABELOT
Santa Rosa do Sul
Novembro de 2013.
Introdução
Na atividade pecuária, especialmente na pecuária de leite, as condições climáticas adversas que caracterizam o inverno no Sul do Brasil constituem o período mais crítico do ano em termos de disponibilidade de forragem, esse fator faz com que seja necessário utilizar-se forrageiras especificas para se obter bons rendimentos também na época de maior escassez de alimento, duas opções muito interessantes tanto para a pecuária, quanto para a lavouras são a aveia (Avena spp.) e o azevém (Lolium multiflorum lam.).
Aveia (Avena strigosa; Avena sativa; Avena byzantina) O cultivo de aveia é realizado com a finalidade de produção de grãos, forragem verde, feno, silagem e cobertura verde/morta de solo no inverno, antecedendo a implantação de culturas de verão, especialmente pelo sistema de semeadura direta (CBPA, 2006). Quanto a sua morfologia, a aveia é uma gramínea anual, cespitosa, com 70 a 150cm de altura. Folhas com 7 a 20 mm de largura, lígula membranosa. Arista raras vezes retorcidas e com parte basal preta. Inflorescência em panícula aberta com espiguetas 1 a 2 floridas, oblongas com 20 a 26 mm com todas as lemas aristadas. Cariopse pilosa, inclusa entre a lema e a pálea com o hilo linear (Alcantara, 1951).
Apresenta um sistema radicular fibroso e fasciculado, com raízes seminais e adventícias. Os colmos são eretos, cilíndricos e compostos de uma série de nós e entrenós. Os nós são sólidos, ao passo que os entrenós são cheios, quando verdes e ocos quando maduros (Alcantara, 1951).
O solo mais propício à cultura é o que apresenta boa drenagem, pouca acidez, boas características físicas e com boa fertilidade. Estas áreas devem estar em rotação com outras culturas de inverno e com baixa incidência