Forragicultura
Características Gerais.
A aveia é uma forrageira de clima temperado e subtropical, anual, de hábito ereto, com desenvolvimento uniforme e bom perfilhamento. A produção de sementes varia de 600 quilos/hectare a 1.600 quilos/hectare. Apresenta excelente valor nutritivo, podendo atingir até 26% de proteína bruta no início de pastejo, com boa palatabilidade e digestibilidade (60% a 80%). É uma planta atóxica aos animais em qualquer estádio vegetativo. A produtividade varia de 10 t a 30 t de massa verde/hectare, com 2 t/ha a 6 t/ha de matéria seca. Adapta-se bem a vários tipos de solo, não tolerando baixa fertilidade, excesso de umidade e temperaturas altas. Responde muito bem à adubação, principalmente com nitrogênio e fósforo. Suporta o estresse hídrico e geadas.
Algumas cultivares são susceptíveis a doenças, principalmente a ferrugem. Quanto às pragas, tem-se verificado danos causados por lagartas e pulgões. As cultivares mais utilizadas atualmente são: aveia preta (aveia comum), UPF 16 e São Carlos. O cultivo da aveia pode ser encontrado em toda a região Sul do país, centro-sul do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As espécies de aveia incluem Avena abyssinica, A. byzantina,A. fatua, A. nuda, A. sativa, A. strigosa e outras. Mais de 75% do total cultivado no mundo é de A. sativa (aveia branca). A planta se adapta melhor em climas frios e úmidos. A variedade conhecida como aveia vermelha (A. byzantina) é tolerante ao calor e cresce em climas quentes e úmidos. A aveia, como o centeio, tem rendimentos em solos pobres e tem muito valor na rotação de culturas.
Manejo
Recomenda-se o plantio da aveia de 15 de março a 15 de abril quando o objetivo for o pastejo e até 15 de junho para produção de grãos e/ou sementes. O plantio pode ser feito por sistema convencional ou plantio direto.
No sistema convencional, com um bom preparo de solo, a semeadura pode ser feita em linha ou a lanço. Para o plantio em linha recomenda-se um espaçamento de 17 cm a 20