Forragicultura
JULIO DE MESQUITA FILHO
CAMPUS JABOTICABAL
TRABALHO DE FORRAGICULTURA
2° semestre de 2013
Introdução
A administração de uma fazenda é parecida com a de qualquer empresa, mas há alguns fatores no sistema de produção que interferem significativamente na rentabilidade do negócio. Por isso, é preciso aprender a gerenciar a propriedade com uma visão mais ampla da atividade.
O gerenciamento em pecuária de leite possui duas vertentes, uma que visa apenas o gerenciamento zootécnico, e outra que busca gerenciar o negócio de maneira contábil, ou seja, são feitas muitas anotações financeiras, porém com pouca ação efetiva. Entretanto, é preciso que os dois tipos de gerenciamento sejam realizados em conjunto, para que os resultados apareçam.
Características da região
Taquaritinga está situada em 48º29´53”W, 21º24´24”S. Sua extensão territorial do município de Taquaritinga é de 594,22km², incluindo os distritos de Guariroba, Jurupema e Vila Negri. O tipo de solo predominante em Taquaritinga é o Arenito Bauru, datado da era cenozóica, e seu terreno é ondulado. A altitude média do município é de 512 metros acima do nível do mar, sendo que sua altitude máxima é de 532 metros.
Área da propriedade
A Fazenda Santa Eulália situa-se próximo ao município de Taquaritinga, na parte central do Estado de São Paulo. A área possui 1000 hectares, 300 hectare como Reserva Legal (RL), o restante está dividido em pasto, plantio de cana-de-açúcar e galpões. A propriedade tem como produção animal 800 bovinos de leite.
Forrageiras
As forrageiras utilizadas na propriedade são : Brachiaria Brizantha cv. Xaraés (200 ha)
É uma gramínea cespitosa, com uma boa rebrota e perfilhamento; possui colmo ereto, permite melhor aproveitamento da folhagem inferior, proporcionando alta produtividade de folhas. Tem alta resistência ao pisoteio,