Comunicação hoje
Cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público. E não é só privilégio dos tímidos, não. É crescente o número de executivos que buscam cursos e programas de comunicação com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações. Isso sem contar aqueles que buscam perder o medo de falar em público.
Existem dois erros principais na comunicação corporativa: a utilização de um vocabulário altamente rebuscado, que dificulta o entendimento ou o uso de termos populares e chulos, que passam a imagem de falta de cultura e conhecimento. Para desenvolver uma boa comunicação no ambiente de trabalho é preciso encontrar o “meio termo” entre os dois problemas citados.
Para isso, os profissionais devem ampliar o seu vocabulário e buscar se comunicar de forma objetiva e simples. Utilizar palavras que ninguém conhece não demonstra superioridade e pode causar confusão no momento de repassar as tarefas que os colaboradores devem desenvolver. Por isso, a comunicação deve ser adequada ao nível de compreensão do receptor. Além disso, é preciso tomar cuidado com a comunicação escrita. Esta é diferente da verbalização, onde é possível perceber a intenção da pessoa. Para não correr risco de errar, deve-se sempre ser cordial e cuidar com a ambiguidade de sentidos.
Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo