contemporane
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ- CERES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
DISCENTE: ELÍBIO
DOCENTE: RALLYNNE KARLA BEZERRA DINIZ
CAICÓ, RN 08 DE ABRIL DE 2014
O Japão na guerra
Questão: Baseado nos textos de Nye e Masson, como podemos argumentar os motivos do ataque japonês à Pearl Harbor em 1941, tendo como consequência a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial?
Resposta
Quando imaginamos o ataque japonês à Pearl Harbor, que teve como a principal consequência a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra mundial, a primeira impressão que temos é que o Japão deu “um tiro no próprio pé” mas, para se compreender esse fato é necessário ter uma visão dos costumes e do pensamento do governo japonês na época, nesse pequeno texto irei apontar os argumentos de dors autores Joseph Nye e Philippe Masson.
Joseph Nye diz que o Japão possuía um pensamento de resistência ao estrangeiro, um pensamento expansionista e sua atenção se concentravam no extremo oriente e os Estados Unidos além de restringir seus suprimentos de petróleo, também exigiam que o país se retirasse da China, lugar este que era considerado o quintal econômico do Japão, sem os suprimentos o Japão percebeu que iria ruir lentamente.
Os japoneses tinham conhecimento de que a força de ataque dos Estados Unidos era maior , mas acreditavam que o ataque surpresa ao Pearl Harbor desmoralizasse tanto os EUA que a guerra plena não chegaria a acontecer, e apesar de ser uma tentativa arriscada, esse seria um risco menor do que a derrota certa que aconteceria se eles não fizessem nada, ou seja independente de entrar ou não em guerra contra os Estados Unidos eles acabariam sendo derrotados de qualquer forma.
Já Philippe Masson ele estuda as principais estratégias e operações do conflito, buscando fazer uma análise deste fenômeno. A estratégia