Ideologias contemporanes - politica
Política
Naiara Caroline Oechsler
Prof. Jean Carlos Morell
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Sistemas de Informação (INF23) – Filosofia
08/04/2011
RESUMO
Aqueles que imaginavam que o vazio deixado pelo declínio da religião faria diminuir ou desaparecer o fervor dos homens e das sociedades em torno das crenças, viram-se surpreendidos pelos acontecimentos, visto que o século XX foi dominado, em todo o seu transcorrer, pelas ideologias políticas. O que aconteceu, foi uma mera troca de símbolos. Antigamente a massa defendia a Igreja e os reis, já hoje, luta-se por uma causa, uma grande idéia nacional, patriótica, capaz de mobilizar milhões de homens e mulheres, nações inteiras.
Palavras-chave: Política; Projetos; Teorias.
1 INTRODUÇÃO
Ideologias não são meramente pensamentos etéreos, filosóficos, metafísicos, que vagam nas cabeças de algumas pessoas desocupadas. São idéias que presidem todas as decisões e todas as ações. Afinal, são elas definem uma postura de vida, uma visão política, uma direção econômica, enfim, coisas práticas.
Podendo ser dividida entre esquerda e direita, a divisão político-ideológica, embora no dia-a-dia existam várias posições entre esses extremos, que se igualam na radicalização dos procedimentos.
A ideologia da esquerda é geralmente associada ao projeto socialista. É voltada à igualdade, fraternidade, nacionalista e distributivista. Nesse modelo, o Estado teria maior participação no planejamento global das atividades, especialmente na alocação dos investimentos, visando a uma economia de bem-estar, mais justa. A história nos forneceu alguns exemplos autoritários, na implantação de regimes socialistas e comunistas não muito compatíveis com os fins que se dizia atingir. Daí o porquê muita gente não considera essa posição ideológica como democrática, o que é um lamentável erro.
A ideologia da direita é geralmente associada ao regime capitalista. Onde