Conteiners
A onda do movimento sustentabilidade fertiliza a criatividade e leva a arquitetura a pensar novas formas de conforto e habitações inusitadas: os containers. A utilização de containers na composição e execução de projetos de arquitetura não é exatamente uma novidade fora do Brasil, principalmente nos países portuários, onde os containers são usados para transporte de carga e depois sucateados. Mas, a forma como vêm sendo utilizados é por demais inacreditável. Parecem mesmo peças gigantes de lego ou daqueles jogos de montar.
A utilidade e o custo aliados à criatividade têm transformado esses antigos apoios de obra, transporte de cargas e quando muito moradia provisória em verdadeiros exemplos de design. A nova onda vai desde o uso para habitação até para fins empresariais. Algumas transformações são mesmo incríveis, como este simples container…
… que se transforma no aconchegante Café Express illy:
Outras vão de criativas a luxuosas:
.
.
Aqui no Brasil, há algumas investidas de sucesso. A loja de móveis e decoração Decameron, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.136, Jardim Paulistano/SP, assinada pelo arquiteto Marcio Kogan; o bar itinerante nBox, idealizado pelo artista plástico Alê Jordão, que ficava localizado na rua São Gabriel, 600, Itaim Bibi/SP; e a Container Ecology store, com sede inaugurada na Vila Olímpia e no Brooklin, e duas outras mais recentes inauguradas neste mês de novembro na avenida Nações Unidas (SP) e na Vila Mascote (zona Sul de São Paulo). Além de São Paulo, a rede Container Ecologystore ainda conta com franquias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins e Pernambuco.
Decameron
.
Container Ecology store – Loja Brooklin
O uso do container precisa de adaptações para além do design, mas é aí que entra a engenharia e a arquitetura, porque além da segurança, uma outra