Contatores, proteções térmicas e fusiveis
INTRODUÇÃO 4 1 – CONTATORES 5 2 – PROTEÇÕES TÉRMICAS 6 2.1 – RELÉ TÉRMICO 6 2.2 – TERMITORES 7 3 – FUSÍVEIS 7 3.1 – DIMENSIONAMENTO 9 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS 11
INTRODUÇÃO
No seguinte trabalho vamos demonstrar as principais funções de contatores, protetores térmicos (Relé Térmico, Termistor) e de fusíveis, materiais indispensáveis hoje em dia para os acionamentos e proteção de máquinas elétricas.
1 – CONTATORES
Para fins didáticos pode-se considerar os contatores como relés expandidos pois o principio de funcionamento é similar. Conceituando de forma mais técnica, o contator é um elemento eletromecânico de comando a distância , com uma única posição de repouso e sem travamento. O contator consiste basicamente de um núcleo magnético excitado por uma bobina. Uma parte do núcleo magnético é móvel, e é atraído por forças de ação magnética quando a bobina é percorrida por corrente e cria um fluxo magnético. Quando não circula corrente pela bobina de excitação essa parte do núcleo é repelida por ação de molas. Contatos elétricos são distribuídos solidariamente a esta parte móvel do núcleo, constituindo um conjunto de contatos móveis. Solidário a carcaça do contator existe um conjunto de contatos fixos. Cada jogo de contatos fixos e móveis podem ser do tipo Normalmente aberto (NA), ou normalmente fechados (NF).
Os contatores podem ser classificados como principais ou auxiliares. De forma simples pode-se afirmar que os contatores auxiliares tem corrente máxima de 10A e possuem de 4 a 8 contatos, podendo chegar a 12 contatos. Os contatores principais tem corrente máxima de até 600A. De uma maneira geral possuem 3 contatos principais do tipo NA, para manobra de cargas trifásicas a 3 fios.
Exemplo de um contator com dois terminais NA e um terminal NF.
2 – PROTEÇÕES TÉRMICAS
2.1 – RELÉ TÉRMICO
Relé térmico é um dispositivo de proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de