contas
Cursos:
Letras e Matemática
Período Letivo: 2014-1
Série:
1º Semestre
Disciplina:
Educação e Diversidade
Professora:
Glauce Soares Casimiro
Tema:
Conceitos Iniciais do Multiculturalismo e Educação
Conteúdos do Tema 1
As relações entre educação e cultura, tendo como ponto de partida as sociedades atuais multiculturais.
As diferentes abordagens do Multiculturalismo.
A importância de saber identificar a identidade cultural.
RESUMO DO TEMA
Conceitos Iniciais do Multiculturalismo e a Educação
Atualmente é impossível pensar em educação, em vivências pedagógicas, que não estejam atreladas as questões culturais da sociedade. Entretanto os estudos apontam para uma educação padronizada, homogeneizada e monocultural presentes na chamada ‘cultura escolar’, indicando o momento atual de crise nas escolas por não se fazer observar a influência que as diferentes culturas promovem nos educandos. É necessário que ocorram mudanças, no sentido de reconstruir práticas educativas que priorizem a questão da diferença e do multiculturalismo (MOREIRA; CANDAU, 2011).
Ao refletir nas relações entre educação e cultura identifica-se o multiculturalismo e pensar como se constrói socialmente. O Brasil possui uma base multicultural muito forte marcada pela heterogeneidade étnica, desvalorização da cultural indígena e africana e a luta, destas pessoas, até os dias atuais por direito a uma cidadania plena, afirmação de sua identidade e enfrentando a exclusão. O multiculturalismo emerge das lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos, dos movimentos sociais, especialmente os referidos às questões étnicas, marcado por uma história dolorosa e trágica principalmente para os indígenas e afrodescendentes (MOREIRA; CANDAU, 2011).
Algumas ações devem ser lembradas, podem-se citar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) em 1997, em que pela primeira vez se fala sobre Pluralidade Cultural como parte dos Temas