Contas externas
1 INTRODUÇÃO.......................................................................05
2 CONTAS EXTERNAS...........................................................06
3 BALANÇO DE PAGAMENTOS.............................................08
3.1 Como é feita a conta......................................................08
3.2 Investimento estrangeiro..............................................08
3.3 Reservas e divida externa.............................................09
4 CONCLUSÃO........................................................................13
1 INTRODUÇÃO
As contas externas servem como um indicador do grau de vulnerabilidade da economia de um país em relação ao mundo. São compostas por três itens: balanço de pagamentos (transações financeiras, de bens e de serviços), reservas internacionais e dívida externa. Essa contabilidade é feita pelo Banco Central do Brasil e divulgada todos os meses.
2 CONTAS EXTERNAS
As contas externas do país geralmente não recebem a devida atenção imediata pelo mercado, mas são importante fonte de informações econômicas sobre o país. Elas estão representadas contabilmente pelo balanço de pagamentos.
Dentro do balanço de pagamentos existem duas contas: transações correntes e conta financeira (antigamente conhecida como conta capital).
Dentro das transações correntes são registrados os fluxos de bens e serviços, ou seja, é aqui que entra a balança comercial, somada com transações de serviços, como seguros internacionais, viagens e aluguéis, entre outros.
Nessa conta também é registrada a movimentação de lucros das empresas multinacionais. Ou seja, a remessa de lucros e dividendos é a outra parte importante das transações correntes.
Normalmente, as transações correntes tendem a apresentar déficit no Brasil. Isso ocorre, pois o déficit em transações correntes é contabilmente igual ao uso de poupança externa pelo país. Como, por questões históricas e