Contas do Governo
A conta de produção afigura-se como a conta mais importante do sistema,já que a partir dela que todas as demais encontram sua razão de ser.
Conta de produção
De um lado da conta teremos o produto ,de outro sua utilização ou destino,ou seja,o consumo das famílias e variação de estoques.
Logo,para descobrir qual o valor dos bens produzidos na economia ao longo do período X mas ainda não consumidos,é preciso deduzir,do valor dos estoques ao final do período X. Variação pode ser positiva ou negativa(crescimento ou redução do estoque)
A variação de estoques é constituido por mercadorias que representam consumo futuro.Por isso a variação do estoque é uma das formas de investimento.
Investimento:variação de estoques(congrega os bens cujo ou absorção futuros irão se dar de uma única vez)e formação bruta de capital fixo(agrega os bens que não desaparecem depois de uma única utilização e possibilitam a produção)
O desgaste do capital fixo é chamado de depreciação.
Para obter o valor do produto liquido de uma economia em um determinado período é preciso deduzir,do valor total produzido,ou seja,do valor do produto bruto,aquela parcela meramente destinada à reposição da parte desgastada do estoque de capital da economia,a que se dá o nome de depreciação.
DÉBITO CRÉDITO
a)Produto liquido c)consumo pessoal
b) Depreciaçao d)variação de estoques e)formação bruta de capital fixo
Produto Bruto Despesa Bruta
O principio das partidas dobradas reza que,a um lançamento a debito,deve sempre corresponder outro do mesmo valor a credito.O equilíbrio interno refere-se a exigência da igualdade entre o valor do debito e do credito em cada uma das contas,enquanto o equilíbrio interno implica a necessidade de equilíbrio entre todas as contas do sistema.
SEGUNDA VERSÃO-CONTA DO PRODUTO
Conta em que o produto é apresentado como somatório das diversas remunerações encontradas na economia.
Nessa segunda conta,o produto é representado