contabilidade social
FEAAC/ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA APLICADA
CONTABILIDADE SOCIAL
Capa da Obra
Notas de Aula
Prof. Raimundo Eduardo Silveira Fontenele eduardo@ufc.br A. EMENTA
Capa
da Obra
Sistema de Contabilidade Nacional: conceituação e importância, fluxos e estoques, quantificação e conceitos dos principais agregados macroeconômicos a preços constantes. As contas, segundo o método das partidas dobradas. O esquema de insumo-produto e multiplicadores setoriais. A metodologia das Contas Nacionais do Brasil: partidas dobradas e insumo-produto. A conta do balanço de pagamentos.
B. OBJETIVO
Capa
da Obra
Contabilidade Nacional é entendida como uma técnica através da qual são sistematizadas as informações relevantes sobre os vários tipos de transações realizadas, em um dado período de tempo, entre os diversos agentes de um sistema econômico.
O objetivo geral do curso de Contabilidade Nacional é, portanto, familiarizar os alunos com os conceitos macroeconômicos e as técnicas de Contabilidade
Nacional, particularmente o balanço de pagamentos, a matriz de insumoproduto, os orçamentos públicos, os indicadores de bem-estar social, de modo a melhor capacitá-los para a análise e interpretação dos problemas macroeconômicos, dando-lhes condições de atender pré-requisitos de disciplinas subsequentes.
C. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Capa
da Obra
UNIDADE I - INTRODUÇÃO
1.1. Objetivo e importância da Contabilidade Social
1.2. Fluxo Circular de Renda
1.3. Conceitos Básicos da Contabilidade Nacional: O funcionamento do sistema econômico capitalista, setores, agentes, fluxos de interrelação. Produto, Renda e Dispêndio.
1.4. Contabilidade Nacional e Macroeconomia
C. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Capa
da Obra
UNIDADE II - SISTEMAS DE CONTAS NACIONAIS
2.1. Características e conceitos básicos dos modelos
2.2. Sistema de contas nacionais: Modelo Simples, Governo e Resto do Mundo
2.3. Equações básicas do Sistema de