Contar História
Fabíulla Souza Ramos Vieira
Trabalho de Construção de Aprendizagem
Curso de Pedagogia: Turma 18
Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade
Autora: Maria Betty Coelho Silva
Professor – tutor: Rosana Maria Severino Guimarães carneiro
SANTARÉM-PA
2013
Entendendo que uma boa história ajuda no desenvolvimento e na criatividade de crianças e adultos, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de uma boa história bem contada. E tal discussão está embasada na leitura do livro “Contar Histórias: uma arte sem idade” da autora Betty Coelho, que está dividida nos seguintes capítulos: A escolha da história, Estudo da história infantil, Formas de apresentação das histórias, A narração da história, Atividades a partir da história. Tendo como base esses capítulos estarei escrevendo o que este trabalho acrescentou a meu estudo.
A leitura é um prazer inestimável, e contar histórias é uma arte a ser trabalhada constantemente por nós futuros educadores, e neste sentido ressaltar que, “como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas. Sendo uma arte que lida com matéria prima especialíssima, a palavra, prerrogativa das criaturas humanas, depende, naturalmente, de certa tendência inata, mas pode ser desenvolvida, cultivada, desde que se goste de crianças e se reconheça a importância da história para elas.” (p.9)
Esta arte é inebriante e vai envolvendo a todos que dela faz parte, mesmo aqueles que em um primeiro momento não demonstram algum interesse, acabam por se reder aos seus encantos, e como Betty Coelho expõem “a força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a ponto de diluir-se o ambiente real ante a magia da palavra que comove e enleva. A ação se desenvolve e nós participamos dela, ficando magicamente envolvidos com os personagens, que são estimulados pelos enredos.” (p.11)
É há