contar historia
BETTHY COELHO
CONTAR HISTÓRIA: UMA ARTE SEM IDADE
UBERABA-MG
2013
Fichamento do livro: Contar histórias uma arte sem idade.
SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.
Resumo:
A autora cita a experiência vivida na sala de aula durante um estágio no curso de magistério que precisava chamar a atenção das crianças, teve a idéia de começar a contar histórias. Percebeu que as crianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro.
A autora afirma que a história descontrai as crianças fazendo com que a aula se torne dinâmica e prazerosa.
Com sua experiência ela passa dicas sobre a postura do narrador que precisa dar vida ao que esta sendo contado.
Informa que as crianças associam as histórias depois de várias vezes contadas, por isso lembra que após o final da história as crianças sempre pedem para contar de novo.
Observa que o contador não trás livro na mão, pois ao contar ele representa com gestos e materiais trazendo uma magia que o suporte da leitura iria prejudicar a não ser que ele escolha o recurso do livro para essa atividade.
Além das técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade para contar histórias.
A duração da narrativa depende da faixa etária e do interesse do ouvinte.
Concluo que, o papel do professor é o de criar, de adaptar o material para as diferentes situações.
Essas considerações se aplicam às formas de contar histórias para as crianças. Quando se avalia que a ação pedagógica atinge seus objetivos e que se consegue satisfazer as necessidades da criança, o professor também se sente realizado e feliz, além de saber que momentos agradáveis foram vividos.