Container
Normalmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo, porém, também Há o caminho inverso, um fluxo logístico que vai do ponto de consumo até o ponto de origem, e que precisa ser gerenciado. Este ponto é a famosa Logística Reversa.
Iremos Tratar de uma área da logística reversa que está constantemente ligada ao fluxo de mercadorias mundiais e que, por consequência do porto, está bem próxima de nós; Trata-se da Reutilização de Contêineres e a sua Aplicação na Construção Civil.
Estima-se que 90% do movimento de mercadorias no mundo utilizam contêineres como forma de transporte, no entanto, após determinado tempo de uso, eles se tornam inutilizáveis gerando um cemitério de contêineres abandonados, pois, mandar o contêiner de volta gera custos consideráveis, por isso, na visão do empreendedor, compensam mais o seu descarte e a compra de novos na Ásia.
Com a atual discussão sobre meio ambiente, os contêineres vieram como uma opção perfeita de construção alternativa que é benéfica ao homem e à natureza, aliados a uma arquitetura moderna e criativa; Alguns dos benefícios são: Reutilização de materiais para estrutura de casas, economia na fundação e redução no uso de materiais, uso de lã de PET, isolante térmico feito à base de garrafas PET, entre outras vantagens. No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto, a procura pelo material nos últimos dois anos fez o preço dos contêineres reciclados subir de R$ 3 mil para R$ 6 mil. JUSTIFICATIVA
Devido a essa percepção das falhas no descarte de contêineres e a pesquisa de sua reutilização em alguns países na construção de casas populares e ecologicamente corretas, decidimos ir fundo ao assunto e analisar onde poderíamos inserir esse tema em nossa região, com isso, tendo o porto de Santos como base e, com pesquisas sobre as moradias na nossa região, notamos à necessidade de melhorias nas