Contadores Flip FLop
Quinto relatório Lab-CD
Descrição dos componentes utilizados nas aulas, dos experimentos e componentes, exemplos e conclusões.
489115 Cristian Pendenza510378 Guilherme Sardinha Popolin489093 Juliano Lanssarini10/01/2013
-463554595495
Introdução
Este experimento teve por objetivo introduzir o funcionamento dos contadores (síncronos e assíncronos). Foi feito o uso de dois flip-flops do tipo JK, integrados em conjunto no CI 74LS107 para analisar o comportamento de um contador síncrono. Em seguida, passamos para a montagem de um contador assíncrono, que difere do síncrono quanto ao tempo de ativação dos flip-flops. Depois de montado, verificamos que seu comportamento foi idêntico ao da tabela previamente disponibilizada pelo professor.
Com o circuito funcionando corretamente, pudemos também observar a forma de onda das saídas, através do uso do osciloscópio presente no laboratório.
No segundo dia de experimento, implementamos um contador de 4 bits e ligamos-o ao display acoplado à prot-o-board. O gerador de freqüência foi conectado ao clock do circuito e observamos na prática que o sinal da freqüência consegue alterar o tempo de contagem do circuito. Como tarefa, implementamos um relógio digital e um alarme sonoro para o mesmo.
Descrição dos Componentes
Componentes utilizados no experimento
Fios;
Alicate;
Multímetro;
Fonte de energia (5V);
Prot-o-board (entrada/saída de informações lógicas);
Circuito integrado (CI) 74LS163;
Gerador de Freqüência e Osciloscópio;
O CI 74LS163
Esse circuito integrado é um contador binário síncrono que faz contagem ascendente.
Figura 1 - CI 74LS163
Para se adicionar mais um contador pode-se usar a saída Ripple Carry Output (RCO), pois essa saída ficará em um quando todos os Qs e T estiverem ativados.
Para iniciar a contagem binária, as entradas P,T, e precisam estar todas em nível alto (1). Para se carregar dados antes de começar a contagem, o precisa estar em nível baixo (0).
Tabela das chaves